Scope

Welcome
18.04.2005
Scope
SpacerMatrix-w190.gif

A responsabilidade ambiental dos produtores constitui-se como uma oportunidade para conceber produtos mais eficientes e promover mais valias no negócio. Abordagens pro-activas que contribuem para o sucesso empresarial serão apresentadas na

Workshop Series on Eco-Design

para pequenas e médias empresas do sector dos equipamentos eléctricos e electrónicos


Esta campanha de informação, a nível europeu, apresenta o enquadramento legislativo, estratégias para tornar a cadeia de fornecimento mais limpa e a gestão ambiental mais eficiente. O mote para o workshop é o de que: os impactes no ambiente são impactes nos seus custos! Ganhe vantagens competitivas através do Eco-design!



As pequenas e médias empresas inovadoras constituem a espinha dorsal da economia Europeia. A sua influência na melhoria do desempenho económico e ambiental, no dinâmico sector da indústria electrónica, é da maior importância.

A nova legislação Europeia encerra oportunidades e desafios para as empresas. A versão provisória da Directiva Europeia sobre Produtos que consomem
Energia (Energy using Products (EuP))
deverá entrar em vigor a partir de 2006.



"Ecologia + Economia = Eco-design" é a fórmula
para a concepção de produtos que promovem a sustentabilidade. O eco-design consiste na consideração
sistemática das exigências ambientais na concepção e desenvolvimento de produtos. Assim, a compatibilidade ambiental do produto será promovida ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Considerar o ciclo de vida do produto, incluindo a produção, uso e fim de vida, possibilita a obtenção de benefícios económicos e ambientais, com base em factores como:

  • Eficiência energética do produto
  • Materiais tóxicos, restrições sobre substâncias
  • Reutilização de produtos e componentes, reciclagem
Os impactes ambientais podem ser reduzidos através da concepção optimizada de produtos. Esta optimização não só contribui para a protecção do ambiente, como promove reduções nos custos, ganhos de eficiência e vantagens competitivas.



Neste contexto, serão realizados 28 Workshops com a coordenação do Fraunhofer Institute for Reliability and Microintegration (IZM) e dos seus parceiros, em nome da Comissão Europeia. Estes, decorrerão entre Abril e Setembro de 2005, em 20 países Europeus. A campanha para despertar a atenção para o ecodesign é especialmente destinada às PME's da indústria eléctrica e electrónica.